- Minimalismo com um toque vibrante
Mesmo com o fim da pandemia, as pessoas ainda buscam por conforto e ambientes acolhedores, com uma certa simplicidade. A diferença é que, agora, cores mais vibrantes com um mix de estilos começam a invadir os espaços.
Sendo assim, o minimalismo ainda estará presente no próximo ano, mas mesclado com um toque colorido e arrojado. Formas orgânicas e funcionalidade serão trabalhadas para garantir o aconchego que as pessoas procuram.
- Foco na luz
O ano de 2023 chega influenciado pelo modernismo orgânico, um estilo que valoriza a luz, com painéis de madeira clara, tonalidades terrosas, plantas e elementos que resgatam a natureza.
Nesse cenário, a iluminação natural é utilizada para garantir espaços contemplativos, próprios para relaxar, ler e fazer refeições. Mesmo assim, as luzes artificiais não são deixadas de lado, sendo usadas para trazer aconchego e modernidade.
- Decoração biofílica
Seguindo a tendência de se conectar com a natureza, o design biofílico entra em cena, para trazer mais vida e bem-estar físico e mental às pessoas. O uso de plantas se torna comum dentro de casa, especialmente em ambientes de descanso, como salas e quartos.
Telhados e/ou paredes verdes são excelentes alternativas para investir nesse visual, fazendo com que a natureza esteja presente, mesmo em meio à uma selva de pedras. O aproveitamento da iluminação natural e da ventilação também fazem parte do conceito, mantendo-se janelas e portas abertas.
- Cores naturais
Ainda no mesmo caminho em se conectar com a natureza, as cores naturais são destaque entre as tendências para o próximo ano. Para isso, o uso de móveis com texturas amadeiradas são uma excelente alternativa.
Apostar em painéis e revestimentos de madeira, combinados com tons quentes, também é uma opção para criar projetos acolhedores e sofisticados. Cores claras são outras tonalidades em alta, para ajudar a passar sensações de bem-estar e relaxamento.
- Móveis com design curvado
Os móveis com curva fazem parte do design dos anos 60 e 70, o que tem sido resgatado com o intuito de despertar sensações afetivas. Formatos orgânicos e suaves também entregam maior conforto estético ao olhar das pessoas.
Além disso, elementos curvados podem ser desenvolvidos conforme com as formas da natureza, o que aproxima ainda mais o meio ambiente para dentro de casa.
Fonte: https://www.arauco.cl/brasil/5-tendencias-de-arquitetura-para-2023/